quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Rasgadinho se transforma em ‘Festival Brasileiro de Ritmos’


Rasgadinho se transforma em ‘Festival Brasileiro de Ritmos’ e deve reunir dois milhões de foliões

Por  Fredson Navarro 

Festa vai ser comanda por dezenas de atrações nas ruas do Centro de Aracaju

O bloco Rasgadinho expandiu e neste ano se transformou no ‘Festival Brasileiro de Ritmos’ com realização da Associação Cultural Rasgadinho (Acra). A festa que vai ser comandada por dezenas de atrações locais e nacionais começa nesta sexta-feira (9) e segue até a terça-feira (13). A expectativa da organização é que o festival reúna cerca de dois milhões de foliões durante os cinco dias.


De acordo com César Viana, presidente da Acra, os sergipanos e turistas que optarem por curtir o carnaval em Aracaju irão usufruir de um novo conceito de festa com estrutura maior, mais comodidade e segurança. “O novo modelo do carnaval de Aracaju foi inspirado no de divulgação e promoção de eventos praticados pela FIFA. O Festival Brasileiro de Ritmos é financiado pela iniciativa privada, mas os governos Federal, Estadual e Municipal estão juntos nesta causa”.

A lista das atrações selecionadas através de um edital que vão comandar a festa foi divulgada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O ‘Festival Brasileiro de Ritmos – Rasgadinho 2018’ vai ser agitado por artistas locais e nacionais, entre eles: Mestrinho, Karina Buhr, Mariene de Castro, Cidade Negra, Xande de Pilares, Fernanda Abreu, Melanina Carioca, Thais Nogueira, Balança Eu, Erivaldo de Carira, Casaca de Couro, Lourinho do Acordeon, Sena e o forró da Serra, Antônio Carlos Du Aracaju, Zé Tramela, Los Guaranis, Medeiros Orquestra, Água de Cheiro, Estação da Luz, Água Viva, Big Bang, Orquestra Cajuína e Tonho Baixinho.

Pratas da casa


O festival valoriza os artistas da terra e vai contar com mais de 10 atrações sergipanas entre elas a banda Zé Tramela.

“Estamos bem ansiosos. Nunca fizemos forró em uma festa de carnaval. Nessa época. Colocar um palco de forró, no meio do carnaval é uma grandeza cultural gigante. O forró faz parte da nossa cultura e da nossa história. Então a galera da Zé Tramela está bem curiosa e muito feliz. Nosso repertório é bem tradicional mas nesse show a gente vai caprichar nos arrasta-pés que é para a galera não perder o clima da folia e, claro, xote, xaxado e baião. Tenho certeza de que todos vão dançar muito o nosso forrozinho”, vibra o cantor Tuka Veloz.


A banda Balança Eu também está na programação. “Vamos fazer a nossa estreia nos apresentando em um trio elétrico. É um desafio muito bem vindo que abraçamos e estamos empolgados. Vamos fazer um arrastão com um show bem dançante e alto astral com o autêntico forró no domingo. O repertório foi preparado especialmente para o evento e vai contar com muitos galopes, baião, xote e arrasta-pé. Vamos levar algumas participações especiais como o cantor Luiz Fontenele”, adianta o vocalista Alberto Marcelino.

Mistura de ritmos


A festa do momo da capital vai fazer uma mistura de ritmos e promete reunir todas as tribos com artistas consagrados no país como a baiana Mariene de Castro que vai apresentar o show ‘Ribeirinha’, seu trabalho mais novo que fortalece as matrizes culturais por meio de seu canto e compartilha sua história de vida.

“Vai ser um show incrível em Aracaju onde vou fazer uma travessia pelos momentos mais importantes da minha carreira, desde 1998, quando fiz o primeiro show, passando pela carreira internacional, os álbuns, os principais prêmios até os dias de hoje”, adianta.

No palco, Mariene vai reverenciar músicos que passaram por ela em diferentes momentos da carreira, como André Souza, Da Lua, Dirceu Leite, João Carlos Coutinho, Jorge Helder, Marçal e Pedro Franco. “Eu tenho uma admiração por essas pessoas, um respeito pelo trabalho de cada um. Ribeirinha é um fôlego, um respiro, uma energia, um chamado à música brasileira”, diz a artista.

As mudanças

A festa continua gratuita e democrática mas as principais mudanças ocorrem nos palcos, do principal aos alternativos, que ficavam distribuídos na Avenida Pedro Calazans. Os quatro palcos foram redistribuídos na Avenida Barão de Maruim, na extensão entre a Praça da Bandeira e a Rua Santa Luzia. Os acessos principais para esta área estarão na Avenida Gonçalo Prado. “Optamos por realizar todos os shows na Barão de Maruim por ser bem mais ampla e, desta forma, acomodar melhor os participantes”, frisou César Viana.

Este ano, a Pedro Calazans será utilizada como concentração dos trios elétricos e dos foliões. Foi montada ao longo do mesmo trajeto uma grande área de convivência para os participantes, que conta com arquibancadas, lounges e praças de alimentação. A festa vai começar às 9h com a apresentação de DJ’s que estarão nas duas estações montadas nesta área de concentração.

O trajeto que será feito pelos trios elétricos durante o desfile também foi modificado. O desfile dos trios ao longo dos 4,5 Km de extensão e que terá início às 14h, começa na Avenida Pedro Calazans, segue pela Avenida Hermes Fontes, acessa a Avenida Edézio Vieira de Melo, fará o retorno para o sentido contrário da Edézio Vieira também na altura da Rua Leonel Curvelo, adentrará na Avenida Hermes Fontes e seguirá para a dispersão, na Praça da Bandeira.

O desfile contará com três trios elétricos, e cada um deles possuirá um tema. O trio principal terá atrações que vão tocar de tudo um pouco; o segundo trio será destinado exclusivamente ao forró, homenagem ao principal expoente da nossa cultura; e o terceiro será para os amantes do samba. Em cada um deles e também nos palcos haverá sempre a apresentação de artistas com reconhecimento nacional e artistas locais.

-------------------------------------------------------------------------



Confira a programação oficial do Rasgadinho 2018

Por Fredson Navarro 

Festa começa nesta sexta-feira (9) e segue até a terça-feira (13)

Aracaju já está sendo preparada para receber o Festival Brasileiro de Ritmos – Rasgadinho 2018, que terá início na noite da próxima sexta-feira, dia 9 de fevereiro, e segue até o dia 13/02, na região conhecida como coração da cidade. Os shows começam na sexta-feira, dia 9, às 18h, nos quatro palcos: o principal (coração da cidade); o do forró; o do samba, chorinho e MPB, e o palco eletrônico. Eles estarão dispostos na Avenida Barão de Maruim no trecho compreendido entre a Praça da Bandeira e a Rua Santa Luzia. Já no sábado, a partir das 9h, a Praça da Bandeira e parte da Avenida Pedro Calazans, que serão utilizados como concentração para os foliões, já estará sendo animada por DJs.

O desfile dos trios elétricos vai começar às 14h. Serão três trios: no primeiro as atrações tocarão músicas de todos os ritmos; o segundo será destinado exclusivamente para o samba e o terceiro, para o forró. Os sergipanos e turistas que vierem passar o carnaval em Aracaju poderão se divertir com as 92 apresentações de cantores com reconhecimento local, regional e nacional, a exemplo de Paralamas do Sucesso, Jota Quest e Baby do Brasil. O Festival Brasileiro de Ritmos é uma realização do Governo do Estado de Sergipe, Governo Federal (através do Ministério da Cultura e FUNART) e Secretaria Municipal da Cultura. Veja abaixo a programação oficial do evento:

PALCO PRINCIPAL

SEXTA-FEIRA – 09 DE FEVEREIRO
18h – Orquestra Indomada
20h – Tonho Baixinho
22h – Xande de Pilares
00h _ Fernanda Abreu
02h – Jota Quest

SÁBADO – 10 DE FEVEREIRO
18h – Banda Água Viva
20h – Banda Água de Cheiro
22h – Silvério Pessoa
00h – Melanina Carioca
02h – Diogo Nogueira

DOMINGO – 11 DE FEVEREIRO
18h – Cortejo Burudanga (Espaço)
18h – Orquestra Cajuína
20h – Medeiros Orquestra
22h – Orquestra Geração do Frevo
00h – Karina Buhr
02h – Quinteto Violado

SEGUNDA-FEIRA – 12 DE FEVEREIRO
18h – Banda Sassaricando
20h – Banda Aruana
22h – Mariene de Castro
00h – Cidade Negra
02h – Monobloco

TERÇA–FEIRA – 13 DE FEVEREIRO
16h às 17h30 – Matinê com Karla Izabella
20h – Orquestra Big Banda Show
22h – Paralamas do Sucesso
00h – Baby do Brasil
02h – Orquestra Tempo de Frevo

PALCO DO FORRÓ

SEXTA-FEIRA – 09 DE FEVEREIRO
18h – Forró de Mala e Cuia
20h – Trio Asa Branca e Ararão do NE
22h – Três Mulekes
00h – Zé Tramela

SÁBADO – 10 DE FEVEREIRO
18h – Trio Voz de Ouro
20h – Trio Itapoã
22h – Erivaldo de Carira
00h – Mestrinho

DOMINGO – 11 DE FEVEREIRO
18h – Robson do Rojão
20h – Lourinho do Acordeon
22h – Sérgio Lucas
00h – Lucas Campelo e Trio Farrapapá

SEGUNDA–FEIRA – 12 DE FEVEREIRO
18h – Forró Ralacoxa
20h – Sena
22h – Sergival
00h – Thais Nogueira

TERÇA-FEIRA – 13 DE FEVEREIRO
18h – Forró Pé Quente
20h – Pavio do Forró
22h – Casaca de Couro
00h – Antônio Carlos Du Aracaju

PALCO ELETRÔNICO

SEXTA-FEIRA – 09 DE FEVEREIRO
DJ Grace Kelly (ALE)
DJ Lucio K (RJ)
DJ Vinícius Big John (SE)

SÁBADO – 10 DE FEVEREIRO
DJ Global Beats (SE)
DJ Lord Breu (BA)
DJ Furmiga Dub (PB)

DOMINGO – 11 DE FEVEREIRO
DJ Raiz (BA)
DJ Maga Bo (BR/UEA)
DJ Rafa Dias (BA)

SEGUNDA-FEIRA – 12 DE FEVEREIRO
DJ Kaska (SE)
DJ Incidental (PE)
DJ Chico Corrêia (PB)

TERÇA–FEIRA – 13 DE FEVEREIRO
DJ SANKOFA (GHANA/SSA)
DJ MC Viana (SE)
DJ Rafa Aragão (SE)

PALCO SAMBA, CHORO E MPB

SEXTA-FEIRA – 09 DE FEVEREIRO
18h – Silvina e os Boêmios (Choro)
20h – Ronise Ramos (MPB)
22h – Gugu Brasil (Samba)
00h – Wilma Araújo (Samba/AL)

SÁBADO – 10 DE FEVEREIRO
18h – Rafael Oliveira (MPB)
20h – Odir Caius (Choro)
22h – Grupo Semente (Samba/RJ)
00h – Samba de Moça Só (Samba)

DOMINGO – 11 DE FEVEREIRO
18h – Renovação do Choro
20h – Fábio Lima (MPB)
22h – Cajurioca (Samba)
00h – Isaac Borges (MPB)

SEGUNDA–FEIRA – 12 DE FEVEREIRO
18h – Thiago Ruas (MPB)
20h – Junior do Cavaco (Choro)
22h – Karla Izabella (MPB)
00h – Som de Preto (Samba)

TERÇA-FEIRA – 13 DE FEVEREIRO
18h – Fernando Crateus (MPB)
20h – Bruna Ribeiro (MPB)
22h – Mateus Silva (Samba)
00h – Moysés Marques (MPB)

TRIOS ELÉTRICOS

SÁBADO – 10 DE FEVEREIRO
Trio 01 – Karla Izabella
Trio 02 – Cajurioca
Trio 03 – Forró Baião da Penha

DOMINGO – 11 DE FEVEREIRO
Trio 01 – Melanina Carioca
Trio 02 – Balança Eu
Trio 03 – Samba de Moça Só

SEGUNDA–FEIRA – 12 DE FEVEREIRO
Trio 01 – Nonô Germano
Trio 02 – Estação da Luz
Trio 03 – Arimateia e Orquestra

TERÇA-FEIRA – 13 DE FEVEREIRO
Trio 01 – Maysa Reis
Trio 02 – Los Guaranis
Trio 03 – Mania de Ser

Texto e imagens reproduzidos do site: cinform.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário