sexta-feira, 20 de abril de 2018

Fecomércio celebra 70 anos com livro

 Livro conta a história do comércio em SE

 Mônica Pinto é a autora do livro

Laércio Oliveira, presidente da Fecomércio
Fotos: divulgação

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 19/04/2018 

Fecomércio celebra 70 anos com livro

Solenidade ocorreu no Hotel Sesc Atalaia

A Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio) celebrou 70 anos de atividades nesta quinta-feira, 19, com o lançamento do livro 'Comércio em Sergipe: História e Histórias', de autoria da jornalista Mônica Pinto. A solenidade realizada no Hotel SESC Atalaia, inaugurado recentemente, destacou as ações do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe em prol dos comerciários e da população em geral.

O presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira, ressalta que a entidade possui a tradição de aproximar os empresários de Sergipe das entidades de classe. “A gente motiva os empresários para que se unam através de uma entidade de classe, algo que representa o grande desafio da história do sindicalismo patronal brasileiro. Então, os sindicatos das mais diversas categorias dentro do setor terciário representam a Fecomércio. Hoje, 12 sindicatos representam a força da nossa entidade”, conta.

O lançamento do livro, conforme Laércio Oliveira, é uma grande marco na história da Fecomércio, principalmente porque registra para diversas gerações a história do comércio em Sergipe. ““Ter o privilégio de escrever a história do comércio para consolidar e definitivamente perpetuar para gerações vindouras é muito interessante. Quem folhear o livro vai entender como tudo se formou e viajar pelas experiência de tantos comerciantes importantes em nosso estado”, comenta.

Para escrever o livro, a jornalista Mônica Pinto, se baseou em artigos, teses e dissertações de diversos autores, a exemplo da professora Maria Nely, do historiador Luiz Antônio Barreto, do professor Jorge Carvalho e do escritor Murilo Melins. “Eu brinco que fiz uma grande colcha de retalhos. Peguei pedaços que falam do comércio em textos de fontes confiáveis e fiz uma costura. Também procurei fazer uma intersecção do tema com comportamento e sociedade, pois o comércio está entranhado na vida social”, descreve.

Livro

A obra trará um levantamento histórico e biográfico do comércio sergipano, desde seu surgimento e crescimento ao longo do século XX, chegando aos dias atuais. O livro contou com a participação de empresários pioneiros das atividades de Comércio e Serviços, com histórias narradas pelos protagonistas que viveram os dias de crescimento do comércio sergipano. A partir desta sexta-feira, dia 20, a obra estará disponível na versão PDF no site da Fecomércio.

Fecomércio

A Fecomércio Sergipe foi criada em 1948 por empresários de Sergipe, sob a liderança de José Ramos de Moraes. A história da Fecomércio em Sergipe é marcada por grandes realizações, como a construção de dois conjuntos habitacionais para os comerciários, erguidos com recursos próprios oriundos da contribuição sindical empresarial. Os conjuntos Jessé Pinto Freire e José Ramos de Moraes. Os conjuntos foram um marco na história de Aracaju nos anos 70, pois foram os primeiros e únicos núcleos habitacionais levantados sem recursos do poder público que serviram para moradia popular. Laércio Oliveira, presidente da federação, lembrou o quanto o sistema tem trabalhado para fomentar o desenvolvimento no estado.

A Fecomércio Sergipe atua em todos os 75 municípios do estado por meio de suas unidades móveis de saúde e educacionais do Sesc, bem como através das unidades móveis do Senac, que levam cursos profissionalizantes desenvolvidos com excelência para as pessoas de todos os estados, indo além de suas instalações físicas, sempre seguindo com o objetivo de formar profissionais. O Sistema está instalado nas cidades de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Indiaroba, Itabaiana, Lagarto, Tobias Barreto, Nossa Senhora da Glória, e está com novas unidades físicas em vias de implementação nas cidades de São Cristóvão e Propriá, preenchendo todas as microrregiões de Sergipe com unidades físicas.

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário