segunda-feira, 16 de abril de 2018

Festival de Bolhas de Sabão Gigantes







 Rafael Xavier, integrante da companhia Show de Bolhas

Rosane Cunha, secretária municipal da assistência social
Fotos: Danillo França


Publicado originalmente no site da PMA, em 15/04/18 

Assistência leva crianças dos Cras ao Festival de Bolhas de Sabão Gigantes

Em Aracaju, domingo é dia de atividades ao ar livre. Os parques da cidade ficam repletos de pessoas que buscam contato com a natureza e momentos de descontração. Para proporcionar às crianças dos Centros de Referência da Assistência Social de Aracaju (Cras) uma tarde lúdica e de muita diversão, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, as levou para participar do Festival de Bolhas de Sabão Gigantes, no parque Governador Augusto Franco.  

O Festival de Bolhas de Sabão Gigantes é realizado pelo coletivo Show de Bolhas, fundado em São Paulo há dois anos e formado por artistas de rua que decidiram viajar o Brasil levando a experiência para espaços públicos, onde toda a população tivesse acesso.

De acordo com a vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino, a cidade recebe com muita alegria iniciativas como a do festival. “Nós falamos muito em cidade humana e criativa e essa atividade promove justamente esses aspectos. O papel da prefeitura de Aracaju é proporcionar espaços de inclusão e fortalecer eventos que tenham esse mesmo objetivo”.

Estiveram no Festival de Bolhas de Sabão Gigantes crianças dos Cras Madre Tereza de Calcutá, Antônio Valença, Benjamim Alves, Santa Maria e Maria Diná.

A secretária municipal da Assistência Social de Aracaju, Rosane Cunha, acredita que a participação das crianças usuárias dos Cras nesses eventos é muito importante para o fortalecimento dos vínculos delas com a comunidade. “A participação das nossas meninas e meninos em atividades como essa é primordial para que se alcance a integração. Eles fazem parte da cidade e isso quer dizer que todos os espaços públicos os pertence. Ser criança é poder compartilhar seu mundo particular, cheio de criatividade e fantasias com outras crianças, e isso é possível através de momentos como esse do festival de bolhas. Tenho certeza que elas voltarão mais felizes para casa”.

O integrante da companhia Show de Bolhas e artista de rua, Rafael Xavier, ressalta o envolvimento da Prefeitura. “Nós estamos viajando pelo país todo e é muito legal quando encontramos uma Prefeitura que a Secretaria da Assistência traz seus usuários para participarem das nossas atividades. É para proporcionar diversão e inclusão que nós trabalhamos. Enquanto todos brincam com bolhas de sabão as diferenças sociais não importam. E é isso que a gente quer continuar provocando: sorrisos na brincadeira compartilhada, independente de qualquer coisa”, explica Rafael Xavier.

Heloísa Alves participa do Cras Maria Diná, que fica no bairro 17 de março, e aproveitou cada momento do festival. “Gostei do meu dia porque eu me diverti muito, muito, muito. Fiz bolhas de sabão bem grandonas e me diverti com meus amigos. Tô muito feliz".

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário