terça-feira, 24 de abril de 2018

Nossa Senhora da Glória sedia a primeira Festa Literária


Publicado originalmente no site do Portal Indonet, em 24/04/2018

Nossa Senhora da Glória sedia a primeira Festa Literária

Evento ocorrerá de 25 a 27 de abril no alto sertão

De 25 a 27 de abril, acontecerá no município de Nossa Senhora da Glória, alto sertão sergipano, a primeira Feira Literária de Glória (FLIG). Ao longo de três dias, o público participará de exposições, contação de histórias, rodas de leitura, palestras, oficinas, venda de livros, apresentações artísticas de dança, música, teatro e muito mais.

O presidente da Academia Gloriense de Letras (AGL), Lucas Lamonier, diz que a FLIG será uma atividade cultural de caráter bienal e integrará o calendário das ações da Academia. “A FLIG é um projeto muito ousado para o alto sertão sergipano. A Academia Gloriense de Letras ao longo dos seus cinco anos de fundação procurou realizar várias atividades culturais, mas, ainda faltava algo para completar essa programação cultural e assim surgiu a ideia da Feira Literária de Glória, que tem como objetivo principal celebrar a literatura”, pontuou o presidente.

A FLIG será dividida em cinco espaços: Palco Literário; Picadeiro da História; Passarela do Escritor; Oficinas de Criação e Tendas com Exposições. E já na sua primeira edição a FLIG começa com caráter interestadual e internacional com a presença da acadêmica Dina Salústio, de Cabo Verde, na África.

Escritores e Palestrantes

O evento contará com as presenças de Lau Siqueira, ex-secretário de Cultura da Paraíba; Rogério Fernandes, escritor de Dourados-MS e editor da Biblio editora; Ana Leal e Geralda Oliveira, professoras do curso de Letras da UFS; Wagner Lemos, doutorando em Literatura Brasileira na USP; Izabel Nascimento da Academia Sergipana de Cordel; Antenor Aguiar da Academia de Contadores de História de Sergipe;  Drª Alaíde Hermínia, Pró-reitora de Extensão da UFS;  Drº Jodnes diretor do campus Sertão-UFS, Drº Fabiano Rodrigo da UNESP entre outras autoridades e escritores e principalmente o público leitor.

Fonte: Divulgação

*************************************

Diversos livros estarão presentes na feira
Foto: Segrase

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 23/04/2018  

Edise participará de Festa Literária de Glória

O evento será realizado em Nossa Senhora da Glória

De 25 a 27 de abril de 2018, a Editora Diário Oficial do Estado de Sergipe - Edise irá participar da Festa Literária de Glória - Flig, no Boteco do Sertão, no município de Nossa Senhora da Glória (SE).

O evento contará com exposições, contação de histórias, rodas de leitura, palestras, oficinas, venda de livros, apresentações artísticas de dança, música, teatro, entre outros. A Flig faz parte do calendário da Academia Gloriense de Letras e durante os três dias tem entrada gratuita. A abertura oficial acontece na quarta-feira, dia 25, a partir das 18h.

Durante a Festa Literária, a Edise irá expor em seu estande sessenta títulos, desses, 60% serão vendidos no valor de R$ 10,00. Para o presidente da Segrase, Ricardo Roriz, é fundamental a participação da Edise na Festa para valorização do escritor local por meio das obras que serão expostas. “A Editora possui uma série de livros que tratam da nossa cultura e essa cultura precisa ser disseminada para um maior número de pessoas”, pontuou.

Sobre as vendas com preços mais acessíveis, ele diz que é a forma de incentivar e promover o interesse pela leitura. “O Governo do Estado se preocupa em estimular a leitura, para isso o meio encontrado foi vender em eventos literários as obras com preços mais populares”.

Para o presidente da Academia Gloriense de Letras e idealizador da Flig, Lucas Lamonier, a participação da Edise contribui para o engrandecimento da Festa, devido a sua grande produção literária. “A Segrase e a Edise não poderiam ficar de fora do projeto, uma vez que conta com uma grande produção literária valorizando os escritores e preservando a memória lítero-cultural do estado”, afirmou.

Já o diretor Industrial da Segrase, Mílton Alves, destaca que um dos papeis da Edise é contribuir para a formação pessoal, cultural e literária da população. “Quando participamos de eventos, instalamos uma atmosfera permanente de envolvimento com a literatura, motivando crianças e jovens a se dedicarem a ler, desde a produção literária local e regional até os grandes clássicos da literatura universal”.

Márcia Barbosa Silva autora do livro ‘Representações de Homossexuais nos Livros Didáticos de História’, publicado pela Edise vislumbra que a Festa Literária possibilitará aos visitantes, inclusive estudantes conhecer um universo de cultura, arte e educação, fora dos muros escolares. “Este evento possibilita uma troca cultural e de conhecimento entre palestrantes, escritores, atores e visitantes, levando assim o público a uma atmosfera de aprendizagem significativa de forma leve e prazerosa”.

Sobre a participação da Edise no evento ela diz que possibilita ao público o acesso aos livros de autores sergipanos e a conscientização de que é possível sonhar e tornar-se um escritor no Estado de Sergipe, “visto, que a editora estimula a publicação e produção de livros no Estado e apoia eventos como a Flig”.

fonte: Ascom Segrase

Textos e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário